Força g

Alô gente,

Neste final de semana fui ver o Red Bull Air Race em Porto – Portugal. Falaram que os pilotos suportam forças de mais de 12gs (força gravitacional), o que é absolutamente impossível para uma pessoal normal (sem preparo físico e mental específico).

A força g é uma medida de aceleração de um objeto. O valor da força é proporcional a força de reação a uma aceleração. Um objeto parado (em relação a terra) experimenta força de 1 g (peso normal), em que a aceleração é de 9,806,65 m/s² (este valor é baseado na gravidade da terra).

A força-g está totalmente ligada a vibração e a ressonância dos tecidos dos organismos. Quando se alcança uma alta força-g, a vibração e a ressonância chegam a tal grau que certos órgãos podem chegar ao ponto extremo de “explodirem”, levando a morte imediata da pessoa. A tolerância humana depende da magnitude da força-g, dependendo da duração, da intensidade e do local onde é aplicada essa força.

Um aeronave pode obter dois tipos de força-g: a força-g vertical e força-g horizontal. A força-g vertical acontece quando a aeronave sobe totalmente em posição ereta, tanto subindo quanto descendo. Isto causa uma variação significativa na pressão sanguínea ao longo do corpo, o qual só tolera um certo limite. Caso esse limite seja ultrapassado, irá acontecer a perda de consciência. Uma pessoa normal agüenta cerca de uma aceleração de 5 g (ou 50m/s²), ocorrendo o enrijecimento dos músculos devido a força que o sangue exerce na volta do cérebro. Os atuais pilotos, principalmente os de caças supersônicos, são capazes de agüentar uma aceleração de 9 g (90 m/s²) por um período de tempo maior da de uma pessoa normal. [wikipedia]

Os pilotos da Red Bull Air Race experimentam forças de mais de 12 g (há uma regra em que estipula uma punição aos pilotos que extrapolam os 12gs, mas acontece!).

Um exemplo de objeto onde se pode experimentar a força centrífuga é quando você faz uma curva (com um automóvel, avião, numa montanha russa, etc..) e pode ser medida através da fórmula A=v^2/r, onde v^2 é a velocidade em m/s^2 e r é o raio da curva.

Supondo que a velocidade é de 240 km/h, que equivale a 66,67 m/s (240/60/60*1000).

Aplicando a fórmula, temos:

A=v^2/r
A=(66.67 m/s)^2 / 50 = 44,45 m/s

Este valor deve ser dividido pela aceleração decorrente da gravidade (1g), que é de aproximadamente 9,8, então temos que 44,45/9,8 = 4.53 que é o valor da força g que você seria submetido neste cenário!

Agora, se você pensa que isto é brincadeira, veja os videos abaixo para perceber o esforço necessário para suportar estas forças!!!

Enjoy!

0 Responses to “Força g”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: